Cidade do Panamá – O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (27/1), ao chegar ao Panamá, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa deixar a Venezuela cuidar de sua soberania.
Em entrevista à imprensa ao chegar ao hotel onde ficará hospedado, o mandatário brasileiro relatou conversas que teve com outros líderes mundiais nos últimos dias, entre elas, com Donald Trump.
“Eu conversei com o Macron hoje, eu conversei com o Bóric hoje e depois vou conversar com mais gente porque eu estou discutindo a questão do multilateralismo, a questão, a democracia. no mundo inteiro. E eu espero marcar com o presidente Trump no começo de março eu vou fazer uma viagem ao Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente e eu acho que dois chefes de estado precisam conversar olhando um no olho do outro, sabe? Para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos” disse.
Segundo Lula, ele reforçou com Trump a importância de que a Venezuela “cuide de sua soberania” e que “quem vai encontrar a solução” para o país são os próprios venezuelanos.
Lula relatou ainda ter conversado com a nova presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, e disse esperar que a nova líder venezuelana consiga “dar conta do recado”.
“Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa, sabe, cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela e vamos ver o que que vai acontecer. Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano”, completou.
Agenda no Panamá
Lula chegou à Cidade do Panamá por volta da 16h30, no horário local (18h30 em Brasília). O petista viajou acompanhado de três ministros na visita Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento) e Gustavo Feliciano (Turismo). O chanceler Mauro Vieira também está no país latino-americano.
Lula e o presidente do Panamá
Ricardo Stuckert / PR
Políticos da direita comemoram eleição de Kast no Chile
Reproduçao/Redes Sociais
José Antonio Kast, presidente eleito do Chile
Reprodução/X
A visita deverá durar apenas 24 horas, já que Lula retorna ao Brasil no final da tarde de quarta. O principal compromisso do petista será um fórum econômico.
O mandatário brasileiro é convidado de honra no evento, e será o segundo a falar, em um discurso que deverá durar 15 minutos.
Lula, entretanto, terá outros compromissos importantes em sua breve passagem pela Cidade do Panamá. O mandatário deverá fechar alguns acordos bilaterais com os panamenhos, para facilitar investimentos entre os dois países.
Além disso, Lula aproveitará a viagem para o primeiro contato com alguns dos novos líderes sul-americanos. Na terça, logo após chegar ao hotel, ele terá uma primeira conversa com om o presidente eleito do Chile, o direitista José Antonio Kast.
O encontro entre Lula e o novo presidente chileno está previsto para acontecer à noite no local onde o petista e sua comitiva ficarão hospedados – um hotel quatro estrelas à beira-mar da capital panemenha.
Na quarta, Lula terá, além do encontro bilateral com José Mulino, uma conversa reservada com o presidente boliviano, Rodrigo Paz, que chegou ao poder na Bolívia após vencer as eleições nacionais em 2025.