PUBLICIDADE

Surto de diarreia leva quase 40 pessoas a emergência do Hospam, em Serra Talhada

De acordo com informações do setor de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), do Hospital Professor Agamenon Magalhães, Hospam, em Serra Talhada, vários pacientes deram entrada na unidade de saúde, nos últimos dias, com sintomas de diarreia. Nos três primeiros dias do mês de fevereiro, já foram notificados 36 casos, sendo 9 no domingo; 10 na segunda-feira e 17 casos na terça-feira (ontem).

Com o registro diário de vários atendimentos, a reportagem do Farol de Notícias, conversou com o médico e clinico geral, Dr. José Wilton, que analisou o cenário de notificações de adoecimento da população, em decorrência de diarreia e também deu importantes orientações de como proceder para evitar de ser acometido pela doença.

Ele pontua que neste período do ano, observa-se uma antecipação dos casos que comumente, em anos anteriores, eram registrados a partir do mês de março e abril. Em relação aos cuidados, manter se hidratado e higienizar bem as mãos e os alimentos antes das refeições, continuam sendo as recomendações essenciais:

“Inicialmente discutimos que pelo tempo, mês do ano, existe essa possibilidade de sazonalidade, nos outros anos apresentaram. O que observamos foi uma antecipação, em que os casos apareciam em março ou abril, e já se iniciaram em fevereiro. As recomendações são sempre lavar as mãos, lavar os alimentos antes de ingerir e se possível, evitar alimentos de procedência duvidosa. É importante usar o álcool 70% nas mãos e se hidratar bastante também”, pontuou, complementando:

“O ideal seria nos sintomas iniciais, já buscar atendimento no posto de saúde. Em casos de emergência, que é quando tem a presença de febre, presença de muco ou sangue nas evacuações, buscar a emergência. Lembrando que no geral, a diarreia é uma doença autolimitada, com um período entre 5 a 10 dias, e tem resolução, com exceções dos casos complicados”, finalizou.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE