Uma denúncia foi protocolada no Ministério Público contra o presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Erinaldo Alencar Fernandes, conhecido como Dedé de França. A representação foi apresentada pelo vereador Evaldo José de Sá, o Evaldo da Melancia, e aponta suspeitas de improbidade administrativa e possíveis irregularidades na presidência da Câmara de Petrolândia na aplicação de recursos públicos no âmbito do Legislativo municipal.
De acordo com o documento encaminhado ao Ministério Público, apenas no ano de 2024 os gastos questionados com diárias ultrapassariam R$ 267 mil. Desse total, cerca de R$ 137 mil teriam sido recebidos individualmente pelo próprio presidente da Câmara. A denúncia também menciona pagamentos efetuados a pessoas sem vínculo funcional com a Casa Legislativa. Além de despesas relacionadas à depreciação de veículos sem a devida comprovação.
Outros pontos levantados na representação incluem contratos considerados suspeitos e o suposto desaparecimento de faturas de energia elétrica do Portal da Transparência. O que, de acordo com o denunciante, dificultaria a fiscalização por parte dos parlamentares e da população.
Ainda conforme relatado por Evaldo da Melancia, ele teria sido alvo de assédio moral e de uma suposta tentativa de suborno, com o objetivo de fazê-lo interromper ações de fiscalização relacionadas à gestão da Câmara Municipal.
O Ministério Público informou que já instaurou uma Notícia de Fato para apurar as denúncias e determinou a realização de diligências urgentes, entre elas a solicitação de documentos administrativos e extratos bancários da Câmara de Vereadores de Petrolândia.
O caso segue sob análise dos órgãos competentes, que, então, deverão avaliar o material apresentado e definir os próximos encaminhamentos no âmbito da investigação.