Celso Amorim, assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta terça-feira, 4 de agosto de 2026, com Nikolai Patrushev, assessor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e presidente do Conselho Marítimo da Rússia. O encontro, realizado em Brasília, teve como foco a cooperação bilateral, segurança internacional e projetos conjuntos nas áreas marítima, científica e tecnológica.
Durante a visita ao Brasil, Patrushev também se encontrou com Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Itamaraty, onde discutiram questões relacionadas à segurança nos oceanos, além de iniciativas de cooperação científica marinha. O almirante Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil, também participou das conversas, que abordaram a cooperação entre as forças navais dos dois países.
Além das reuniões no Itamaraty e com a Marinha, Patrushev teve compromissos em ministérios como o de Portos e Aeroportos, e o de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, visando o fortalecimento da colaboração entre Brasil e Rússia.
Na mesma data, Lula e Putin mantiveram uma conversa telefônica, iniciada pelo lado brasileiro, onde discutiram o fortalecimento das relações bilaterais e avaliaram os resultados da reunião da Comissão Rússia-Brasil de Alto Nível, que ocorreu em Brasília no início de 2026.
Putin expressou gratidão a Lula pelos esforços em buscar uma solução política e diplomática para o conflito na Ucrânia. Durante a conversa, os presidentes também abordaram a atuação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Lula manifestou sua decepção em relação à falta de ações do conselho para resolver conflitos internacionais. Embora a nota do Planalto não mencione especificamente a guerra na Ucrânia, o tema esteve presente nas discussões.
Esses encontros refletem a intenção de ambos os países de aprofundar a cooperação em áreas estratégicas e buscar soluções para questões globais, destacando a importância do diálogo entre Brasil e Rússia em um cenário internacional complexo.