O Governo de Pernambuco lançou nesta quinta-feira (5) a plataforma digital PE.gov, um novo ambiente online que reúne mais de 500 serviços públicos estaduais para o cidadão, com acesso tanto pelo computador quanto por aplicativo para celular. A iniciativa, segundo a gestão, centralizará atendimentos que hoje são dispersos em diferentes sistemas.
A plataforma passa a concentrar, em um mesmo ambiente, serviços como vagas de emprego, ferramentas para empreender e abrir uma empresa, consulta a histórico escolar e matrícula de estudantes novatos da rede estadual, além de serviços do Detran, como solicitações ligadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Também estão disponíveis funcionalidades de Saúde Digital para acompanhamento de consultas, exames e cirurgias realizadas na rede pública, o Protege Mulher, voltado ao registro de denúncias por vítimas de violência, agendamento para doação de sangue e recarga do cartão VEM do transporte público.
Outro serviço incorporado ao portal é o Farmácia Digital, que permite acompanhar a dispensação de remédios e o andamento de solicitações, integrando informações que antes exigiam atendimento presencial em diferentes unidades.
Ao comentar os serviços ligados à área da saúde, a governadora Raquel Lyra (PSD) destacou o uso do prontuário eletrônico integrado. “Antigamente se fazia o exame e o cidadão ia ter que buscar o exame de novo. Agora tá na palma da mão. O médico que vai lá no Hospital da Restauração já acessa o prontuário eletrônico, consegue ver os exames e com isso entender como foi o atendimento e a vida dele no serviço público de saúde. com isso, a gente poder atender ele de maneira mais eficiente”, exemplificou.
Foto Rodrigo Fernandes/JC
Por JC