O cantor MC Ryan, conhecido por sua popularidade no Spotify Brasil, e a gravadora Gr6 enfrentam uma condenação na Justiça de São Paulo, resultante da violação dos direitos autorais de 34 músicas compostas por Lucas Vieira Jozimba, que é reconhecido artisticamente como Luska.
O compositor apresentou à Justiça mensagens trocadas via aplicativo que indicam que ele enviou suas composições a MC Ryan com a promessa de que haveria reconhecimento e divisão dos lucros. Entre as músicas denunciadas está "Cracolândia", uma das faixas mais tocadas do artista nas plataformas digitais.
Em uma recente decisão judicial, o juiz destacou que a proteção aos direitos autorais não depende de registro formal, o que foi um ponto central na argumentação da defesa de MC Ryan e da GR6, que alegaram a ausência de registro das músicas na União Brasileira de Compositores (UBC). O cantor é creditado como autor de 11 das composições mencionadas no processo.
Como resultado da decisão, MC Ryan e a gravadora foram condenados a pagar uma indenização de R$ 20 mil ao compositor Luska, além de serem obrigados a repassar todos os lucros decorrentes da cessão e royalties das obras. O juiz também determinou que o nome do autor deve ser creditado em todas as plataformas digitais onde as músicas estão disponíveis, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A defesa de MC Ryan ainda não se manifestou publicamente sobre a condenação, e o espaço permanece em aberto para qualquer posicionamento. A decisão ainda cabe recurso, o que mantém a situação em aberto para os envolvidos.
Dentre as 34 músicas citadas na condenação, estão títulos como "Pétolas de Brilho Dourado", "Às Vezes Penso em Desistir (A Caravana do Terror)", "Bem Sucedido de Marte", "Amante da Minha Conta", "Profissão de Alto Risco", entre outras, evidenciando a gravidade das violações apontadas no processo.