
O número de casos de antissemitismo no Brasil teve um crescimento alarmante de 350% em 2024, conforme revelou um relatório divulgado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) em conjunto com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp). A escalada nos registros foi impulsionada pelos eventos ocorridos após o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023.
De acordo com o estudo, o país registrou 1.788 episódios de antissemitismo ao longo do ano passado. Em comparação, foram 1.410 em 2023 e apenas 397 em 2022. O levantamento destaca que, somente no primeiro mês após o início do conflito no Oriente Médio, as denúncias dispararam em mil por cento.
A média de notificações diárias também subiu de forma expressiva, passando de uma denúncia por dia em 2022 para cinco por dia em 2024, evidenciando a crescente hostilidade enfrentada pela comunidade judaica brasileira.
O relatório afirma que mais de 70% dos casos ocorreram em ambientes virtuais, como redes sociais. Plataformas como X (antigo Twitter) e Instagram foram responsáveis por 48% e 37% dos casos, respectivamente. Facebook, Telegram e LinkedIn aparecem com menores percentuais, mas também registraram ocorrências. Já no mundo físico, os episódios incluíram ofensas verbais, agressões físicas, pichações e vandalismo.
Foto reprodução IA
Por Portal de Prefeitura

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.