
Pernambuco tem o segundo pior índice de acessibilidade urbana do país entre as vias com calçadas, com 4,8 milhões de pessoas vivendo em ruas que não possuem rampas para cadeirantes.
O número representa 65,01% dos 7,4 milhões de moradores de áreas urbanas do estado, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento do IBGE também analisou diversos aspectos da infraestrutura urbana, como pavimentação das vias, presença de calçadas, rampas de acessibilidade, arborização, bueiros, sinalização para bicicletas e a capacidade de circulação de veículos. Pernambuco também apresentou deficiências em vários desses itens.
Dos 7,4 milhões de moradores de áreas urbanas em Pernambuco, 4,8 milhões (65,01%) vivem em ruas sem rampas para cadeirantes. O Estado está na segunda pior posição do Brasil, à frente apenas do Amazonas. Em 2010, o número era ainda maior: 5,9 milhões de pessoas (97,90%).
Apenas 635.551 pessoas (8,48%) vivem em ruas onde as calçadas estão livres de obstáculos, como postes, buracos ou construções irregulares. Isso significa que mais de 6,7 milhões de pernambucanos têm dificuldade de circular com segurança e conforto nas calçadas.
Foto: Marina Torres/DP Foto
Por Diário de Pernambuco

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.