PUBLICIDADE

Alepe aprova projeto de Raquel Lyra que garante paridade para policiais civis aposentados

 Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira, 6 de maio, Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 2.831/2025 enviado pela governadora Raquel Lyra (PSD) que, dentre outros pontos, garante a paridade de salários para aposentados da Polícia Civil de Pernambuco. 

O entendimento era de que servidores que tomassem posse depois da reforma da previdência de 2003 não teriam mais direito à paridade na aposentadoria, salvo exceções que precisariam ser regulamentadas pelos estados.

No início de abril, a Comissão de Segurança Pública havia realizou um debate sobre a questão após um posicionamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE) que poderia impedir a vinculação entre valores recebidos por policiais da ativa e aposentados.

O texto do Executivo garante proventos integrais e paridade a policiais civis que ingressaram no serviço público até 31 de março de 2020. A  medida inclui direito a eventuais reajustes concedidos aos profissionais em atividade.

Entendimento do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em setembro de 2023, que policiais civis que tenham preenchido os requisitos para a aposentadoria especial voluntária têm direito ao cálculo dos proventos com base na regra da integralidade.

Foto divulgação

Por Portal de Prefeitura

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE