PUBLICIDADE

Prefeitura do Recife entrega requalificação da Casa de Acolhida Raio de Luz

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, entregou, na manhã desta terça-feira (6), a requalificação da Casa de Acolhida de Criança e Adolescente Raio de Luz. O equipamento, que acolhe adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi completamente reformado. O investimento total foi de R$ 423.806,85, garantindo melhores condições tanto para as adolescentes atendidas quanto para a equipe profissional que atua no local.

“Aqui tem uma infraestrutura no mesmo padrão de uma casa. Tem quarto, cozinha, sala, área de estar, refeitório… E são vários lugares como esse na cidade que a Prefeitura administra através da Secretaria de Assistência, cada uma com um tipo específico. Tem para a população idosa, para o jovem, para a mulher, para homem e também para a criança”, explicou o prefeito João Campos. No total, são mais de 500 vagas disponibilizadas nas Casas de acolhida do Município. “Cada casa oferece seis refeições por dia. Então existe uma rede grande, uma infraestrutura ampla que trabalha para garantir a disponibilidade dos serviços de assistência”, acrescentou.

O serviço conta com 14 vagas destinadas a adolescentes de 12 a 18 anos que se encontram em algum risco social, como em situação de rua ou em uso de substâncias psicoativas. A Casa de Acolhida integra a Política de Assistência Social do município e atende às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê medidas de proteção para aqueles que tiverem seus direitos ameaçados ou violados.

“A Casa de Acolhida é um espaço de cuidado, proteção e esperança para pessoas que tiveram seus direitos violados e precisam de amparo em um momento delicado de suas vidas. Mais do que um abrigo físico, é um lugar de afeto, de escuta e de reconstrução de histórias. Nosso maior desejo é que cada adolescente acolhida na Raio de Luz se sinta valorizada, respeitada e fortalecida para seguir em frente. Trabalhamos para que elas possam retornar ao convívio familiar ou, quando isso não for possível, encontrar um novo lar que lhes ofereça amor e pertencimento”, destacou a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves.

As intervenções realizadas no equipamento contemplaram a substituição e aplicação de novos revestimentos, a modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias, bem como a troca da cobertura existente. A estrutura do imóvel também passou por ampliação, como a criação de novos espaços funcionais, a exemplo de salas de atendimento técnico, área de repouso, novos banheiros e almoxarifado. Na área externa, foram executados serviços de paisagismo e a construção de passeio em concreto, com o objetivo de garantir acessibilidade e melhorar a circulação no entorno do equipamento.

Inaugurada em 28 de julho de 2003, a Casa de Acolhida Raio de Luz tem como missão promover a proteção integral de adolescentes que tiveram seus vínculos familiares rompidos ou fragilizados, visando sua reinserção na comunidade. Localizada no bairro da Madalena, a unidade faz parte da rede de acolhimento para crianças e adolescentes do Recife, que conta com seis casas de acolhida e o serviço de Família Acolhedora, todos vinculados à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife.

Por Portal de Prefeitura

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE