PUBLICIDADE

EUA emitem alerta e orientam retirada imediata de americanos na Venezuela

O governo dos Estados Unidos emitiu nesta segunda-feira (12) um novo alerta de segurança sobre a Venezuela, orientando que cidadãos americanos e residentes permanentes legais deixem o país “imediatamente”. A recomendação, divulgada pelo Departamento de Estado, inclui o nível máximo de alerta — grau 4, “Não viajar” — em razão do que classificou como “perigo extremo”.

O comunicado aponta uma série de ameaças para quem vive ou visita o território venezuelano: risco de detenção injusta, tortura sob custódia, atos de terrorismo, sequestro, aplicação arbitrária das leis, criminalidade, instabilidade social e sistema de saúde precário. “Não viaje nem permaneça na Venezuela devido ao alto risco de detenção injusta, tortura em detenção, terrorismo, sequestro, aplicação arbitrária das leis locais, criminalidade, agitação civil e infraestrutura de saúde precária”, alerta o texto.

Desde março de 2019, os Estados Unidos retiraram todo o pessoal diplomático de Caracas. Segundo o Departamento de Estado, o governo norte-americano não tem meios de prestar assistência consular a cidadãos detidos na Venezuela, os quais tampouco conseguem contatar familiares ou advogados de forma independente. Relatos de ex-detentos e organizações de direitos humanos citam episódios de tortura, incluindo espancamentos, simulação de afogamento e métodos de imobilização prolongada.

O documento ainda afirma que “não existe uma maneira segura de viajar para a Venezuela” e sugere que, em casos de necessidade extrema, o viajante contrate segurança privada e tome medidas como redigir testamento e atualizar beneficiários de seguros.

O sistema de alertas do Departamento de Estado dos EUA classifica destinos internacionais em quatro níveis, sendo o primeiro para precauções normais e o quarto para destinos a serem completamente evitados. A Venezuela se enquadra no nível mais elevado.

Por Conexão Política

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE