PUBLICIDADE

ONU alerta que 14 mil bebês podem morrer de fome em Gaza

Apesar da entrada altamente limitada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, cerca de 14 mil bebês podem morrer de forma nas próximas 48 horas, alertou o subsecretário para temas humanitários da ONU Tom Fletcher.

O primeiro caminhão com suprimentos entrou no território nesta segunda-feira, 19, depois de mais de dois meses de bloqueio, mas agentes humanitários alertam que a quantidade está longe da ideal.

Fletcher afirmou, em entrevista à Rádio 4 da BBC, que cinco caminhões com ajuda humanitária entraram entre segunda e terça depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu permitiu a entrada “mínima” de ajuda. Segundo o subsecretário, a ajuda entrou contendo principalmente nutrição para bebê, mas ainda não alcançou os civis.

“Quero salvar o máximo possível desses 14.000 bebês nas próximas 48 horas”, disse. Segundo ele, a entrada de cinco caminhões é apenas “uma gota no oceano”, especialmente em comparação com as quantidades permitidas em cessar-fogo anteriores. Ele espera que mais 100 caminhões entrem nas próximas horas, mas observa que a distribuição será desafiadora e arriscada para os agentes humanitários.

O subsecretário foi questionado sobre como havia chegado ao número de 14 mil. “Temos equipes fortes em campo”, respondeu. “É claro que muitas delas foram mortas. Mas ainda há muitas pessoas no local. Elas estão nos centros médicos, nas escolas, tentando avaliar as necessidades”.

Em entrevista a uma rádio israelense na terça, o líder da um dos partidos de oposição Yair Golan disse que Israel “mata bebês por hobby”. “Um país são não se envolve em combates contra civis, não mata bebês como hobby e não estabelece para si o objetivo de expulsar uma população”, disse. Com informações do Estadão Conteúdo.

Foto: Bashar TALEB / AFP

Por Diário de Pernambuco

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE