Na manhã desta sexta-feira (3), o Farol expôs a denúncia do leitor Emerson Pereira (veja aqui), comerciante na Feira Livre de Serra Talhada, que fez um apelo a gestão municipal sobre a situação em que se encontra o seu local de trabalho.
Ele reuniu imagens da feira livre, feira do troca e também da praça de alimentação, que mostram o cenário de abandono do local, que a bastante tempo não recebe melhorias.
Nos vídeos também é possível ver o desabafo de vários comerciantes que diariamente enfrentam dificuldades no local, devido a falta de estrutura adequada, para que consigam exercer seu trabalho. (Relembre aqui)
Na tarde desta sexta-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, enviou uma nota à redação do Farol de Notícias para responder à denúncia feita pelo leitor Emerson Pereira. Leia na íntegra:
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo esclarece que não há abandono da Feira Livre. A gestão vem realizando intervenções constantes, como serviços de manutenção em bueiros, prevenindo alagamentos em períodos chuvosos.
Além disso, o espaço conta com sistema de videomonitoramento e com o reforço da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, que realizam rondas frequentes, inclusive no período noturno.
Em relação à presença de gatos e cachorros, trata-se de uma demanda crescente.
Ressaltamos que a permanência desses animais está diretamente ligada ao hábito de alguns feirantes em alimentá-los diariamente.
A coleta de lixo é feita de forma regular, mas é fundamental a colaboração de todos: não adianta apenas reclamar, é necessário contribuir com os cuidados do local.
Por fim, informamos que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está em diálogo com a gestão municipal para a definição de acordos que possibilitem melhorias estruturais e de convivência na Feira Livre — melhorias que não dependem apenas do poder público, mas sim da participação e responsabilidade coletiva”.
Por Farol de Notícias