
Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos foram assassinados a tiros em frente ao Museu Judaico de Washington na noite de quarta-feira (21), um ataque cometido por um homem que gritou ‘Palestina livre’ ao ser detido, informaram as autoridades.
O presidente americano, Donald Trump, condenou os “assassinatos horríveis”, motivados “obviamente pelo antissemitismo”.
“O terrorismo e o ódio não vão nos quebrar”, disse o presidente de Israel, Isaac Herzog, que se declarou “em choque” com o duplo assassinato.
O ataque aconteceu na calçada em frente ao Museu Judaico da capital americana, que tinha um evento programado para jovens profissionais e diplomatas. A polícia informou que o suspeito entrou no museu após os disparos e foi detido no local.
“Acreditamos que o tiroteio foi cometido por um único suspeito, que já está detido”, declarou à imprensa Pamela Smith, chefe de polícia de Washington.
“Antes do tiroteio, o suspeito foi observado caminhando de um lado para o outro fora do museu. Ele se aproximou de um grupo de quatro pessoas, sacou uma arma e abriu fogo”, acrescentou.
A polícia o identificou como Elías Rodríguez, de 30 anos, de Chicago. Segundo Smith, ao ser detido e algemado, ele gritou “Palestina livre”.
As vítimas eram um casal jovem que planejava se casar em breve, segundo o embaixador israelense nos Estados Unidos, Yechiel Leiter.
“O jovem havia comprado uma aliança esta semana para pedir a namorada em casamento na próxima semana, em Jerusalém”, explicou Leiter à imprensa.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel identificou as vítimas como Yaron Lischinsky e Sarah Lynn Milgrim.
O alvo do ataque era aparentemente uma recepção organizada pelo American Jewish Committee (AJC) para jovens profissionais e diplomatas credenciados em Washington. As informações são da AFP.
Foto: Alex WROBLEWSKI / AFP
Por Diário de Pernambuco

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.