PUBLICIDADE

Base de Lula deu 62% dos votos para trancar ação contra Ramagem no STF

Deputados federais de partidos da base do governo Lula (PT) no Congresso Nacional deram quase 62% dos votos que aprovaram a suspensão da ação contra Alexandre Ramagem (PL-RJ). Parlamentares de partidos com espaço na Esplanada dos Ministérios somaram 195 votos, dos 315 que a matéria alcançou no plenário da Câmara dos Deputados.

A aprovação era defendida por parlamentares bolsonaristas, que interpretam que a decisão poderia paralisar a ação penal como um todo. Nesse entendimento, o processo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responde ficaria travado enquanto durar o mandato de Ramagem.

Veja votos por partidos da base:

▪️ União Brasil: 50 votos;
▪️ Partido Progressistas (PP): 44;
▪️ Republicanos: 40;
▪️ MDB: 32;
▪️ Partido Social Democrático (PSD): 26;
▪️ Partido Socialista Brasileiro (PSB): 3;

Vale destacar que o PDT deu dois votos para a aprovação. A sigla, entretanto, deixou a base do governo no início da semana após a demissão do então ministro da Previdência Carlos Lupi. A decisão se limita à Câmara dos Deputados.

A sessão que votou a matéria no plenário foi marcada pela divergência de interpretações em relação à extensão da suspensão. Enquanto a oposição pleiteia o trancamento total da ação, deputados da base defenderam o entendimento a interrupção valeria apenas para os crimes cometidos exclusivamente cometidos por Ramagem durante o mandato.

Foto BRENO ESAKI/METRÓPOLES

Por Metropoles

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE