
O Brasil precisará de aproximadamente 28 dias para acabar com a gripe aviária a contar do início do plano de contenção, informou ontem Ministério da Agricultura e Pecuária.
O foco de gripe aviária deve acabar em meados de junho. O ministério estima 28 dias para concluir todas as medidas do plano de contenção da gripe, iniciado já na última quinta-feira (15), quando o governo confirmou o primeiro caso brasileiro de gripe aviária em uma granja comercial, em Montenegro, Rio Grande do Sul.
Após a identificação do caso, a propriedade foi isolada. Depois de abater os animais, o governo decretou emergência sanitária por 60 dias e acionou o plano de contingência.
“Os 28 dias passam a contar após todas medidas do plano de contingência executadas e debelada a doença”, informou o ministério.
Os 28 dias também correspondem ao clico do vírus causador da gripe, o H5N1. Só depois desse período, e sem o registro de novos casos, o país voltará a exportar frango.
Grandes consumidores internacionais suspenderam as importações do Brasil. Foi o caso de Argentina, Canadá, China, Coreia do Sul e União Europeia.
A retomada plena das exportações vai demorar um pouco mais. O ministério espera que, ao final do foco de gripe aviária, os países importadores retomarão as compras paulatinamente. As granjas em Montenegro, no entanto, devem esperar mais tempo para voltar a exportar.
Além do surto em Montenegro, a gripe aviária matou cisnes no zoológico de Sapucaia do Sul, no mesmo estado.
Fonte: UOL

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.