Às vésperas do Dia Nacional da Cachaça, comemorado neste sábado, um novo estudo revela a força e as tendências de consumo da bebida brasileira. Dados de uma empresa de inteligência de mercado indicam que a cachaça supera a vodka em volume de vendas no país, com uma média três vezes maior.
No mercado de bebidas alcoólicas (excluindo cervejas), a cachaça detém 9,8% das vendas, enquanto a vodka responde por 5,5%.
A pesquisa, que analisou dados entre janeiro de 2024 e agosto de 2025, aponta para mudanças no comportamento do consumidor. Apesar do consumo predominante de cachaças do segmento premium, os produtos mais baratos apresentaram um maior crescimento, conquistando espaço entre as preferências dos brasileiros.
Segundo Felipe Passarelli, Head de Inteligência de Mercados, a cachaça se firma como um ícone nacional e uma categoria estratégica para o varejo e a indústria de bebidas, transcendendo barreiras culturais e geracionais.
Em um estado com forte tradição na produção de cachaças artesanais, a bebida é um pilar da cultura e da economia, principalmente no interior. A data celebra não só o consumo, mas também a história dos engenhos e produtores locais.
Diferentemente da vodka, que registra picos de venda no final do ano, o consumo de cachaça se mantém estável ao longo dos meses.