O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou denúncia à Vara Criminal de São Lourenço da Mata contra Fernando Santos de Brito pelo homicídio qualificado da menina Esther Izabelly Pereira da Silva, de 4 anos, ocorrido no município, além do crime de ocultação de cadáver. O Ministério Público também denunciou Fabiano Rodrigues de Lima e Uilma Ferreira dos Santos pelos crimes de ocultação de cadáver e fraude processual.
A denúncia foi oferecida nesta terça-feira (16) pela 1ª Promotoria de Justiça Criminal da cidade. O MPPE atribui ao acusado as qualificadoras de meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, bem como a ocultação do corpo.
Segundo o MPPE, Fabiano e Uilma teriam contribuído para dificultar as investigações após a morte da criança.
A pedido do MPPE, a Justiça manteve a prisão preventiva de Fernando Santos de Brito. No caso de Fabiano Rodrigues de Lima e Uilma Ferreira dos Santos, as prisões foram convertidas em medidas cautelares diversas, enquanto o processo segue em tramitação.
O inquérito policial foi concluído na semana passada. As investigações apontam que Fernando foi o responsável pela morte da menina, com o auxílio de Uilma para ocultar o corpo. Ambos negam envolvimento no crime.
O relatório final da Polícia Civil havia sido encaminhado ao Ministério Público no início de dezembro, mas retornou à corporação para a realização de diligências complementares consideradas indispensáveis para o oferecimento da denúncia.
O corpo de Esther foi encontrado na manhã do dia 21 de outubro, submerso em uma cacimba localizada no quintal de uma residência na comunidade onde vivia com a família. A estrutura, com cerca de 3,7 metros de profundidade, estava fechada por uma placa de concreto.
A causa da morte, segundo a polícia, foi traumatismo craniano. Um preservativo foi localizado próximo ao corpo, mas a perícia descartou a ocorrência de violência sexual, por não haver indícios compatíveis com estupro.
Foto: Sandy James/DP Foto
Por Diário de Pernambuco