Nos dias de hoje, vivemos cercados por estímulos constantes — como excesso de informações, uso prolongado de telas e a rotina acelerada. Esse cenário acaba afetando diretamente nossa capacidade de foco e concentração, tornando até tarefas simples difíceis de concluir.
Nesse contexto, os chás podem se tornar uma opção prática e natural para conseguir ter mais foco. A nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, contou à coluna Claudia Meireles que o chá de alecrim é uma excelente escolha para consumo quando o assunto é melhorar a memória, o foco e a concentração mental.
“A erva contém compostos bioativos, como o ácido rosmarínico e o cineol, que têm efeito antioxidante e estimulante do sistema nervoso central. Esses compostos podem favorecer a circulação sanguínea no cérebro e otimizar a transmissão de sinais entre os neurônios, contribuindo para maior clareza mental e redução da fadiga”, explica a nutricionista.
Além disso, a especialista ressalta que o cineol tem efeito vasodilatador leve, o que melhora o fluxo de oxigênio no cérebro. Esse mecanismo explica a sensação de alerta e disposição após o consumo do chá de alecrim.
Como preparar o chá de alecrim
Para aproveitar ao máximo os benefícios deste chá, a nutricionista recomenda o preparo por infusão.
Veja o modo de preparo a seguir:
- Em uma chaleira ou leiteira, aqueça a água;
- Desligue o fogo assim que levantar fervura;
- Em seguida, acrescente 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas de alecrim (de acordo com a sua preferência) para cada xícara de chá a ser preparada;
- Tampe a xícara, e deixe a mistura em infusão por 5 a 10 minutos;
- Coe o chá antes de consumir.
A especialista aconselha tomar de uma a duas xícaras da bebida por dia para obter os efeitos de forma contínua e segura.
Dica extra
Além do preparo do chá, Juliana Andrade compartilhou outra dica à coluna: o óleo essencial de alecrim também tem um efeito positivo quando o assunto é turbinar a concentração e a memória.
“Nesse caso, a inalação do óleo estimula diretamente o sistema nervoso central por meio do bulbo olfativo, região ligada ao processamento da memória e das emoções”, afirma.
O aroma do alecrim e a ingestão de sua infusão podem ter efeito calmante, ajudando a relaxar o sistema nervoso, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono
Getty Images
O óleo essencial de alecrim também tem efeito positivo quando o assunto é turbinar a concentração e a memória
HUIZENG HU/Getty Images
Para disfrutar do óleo essencial, basta pingar de uma a duas gotas em um difusor
Qwart/Getty Images
Para desfrutar dos benefícios do óleo essencial, basta pingar uma ou duas gotas em um difusor ou aplicar uma gota diluída em óleo vegetal nas têmporas ou pulsos. A especialista alerta que é fundamental diluir o óleo antes do contato com a pele, já que o seu uso direto pode causar irritações.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.