
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior do estado nas últimas 24 horas levaram à paralisação de 61 sistemas de abastecimento de água operados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Entre os motivos estão a falta de energia elétrica, a má qualidade da água dos mananciais e o acionamento do Protocolo de Segurança dos Morros, medida preventiva adotada quando o volume de chuva ultrapassa os 100 mm.
Entre as localidades afetadas, 10 unidades estão sem funcionamento devido à interrupção do fornecimento elétrico, atingindo bairros no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Joaquim Nabuco. Outras quatro estão inativas por baixa qualidade da água, como em Timbaúba, Itaquitinga, Jaboatão (Marcos Freire e Muribeca) e Camaragibe (Vera Cruz).
A maior parte das paralisações (47 unidades) ocorreu em áreas de morro, onde o protocolo de segurança foi acionado. Bairros inteiros de Olinda, Paulista, Camaragibe, Recife e Jaboatão estão com o fornecimento temporariamente suspenso. Nessas áreas, o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos, e manter a água nas tubulações pode agravar esse perigo.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os maiores acumulados foram registrados em Jaboatão dos Guararapes (161,2 mm), Recife (134,8 mm), Olinda (125,3 mm), Cabo de Santo Agostinho (124,6 mm) e Goiana (117,6 mm).
Fotos: Pedro França/Agência Senado e Compesa/Divulgação
Por Diário de Pernambuco

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.