Com o auditório do Teatro Poupex lotado com mais de 300 jovens, o Prêmio Engenho promoveu, na manhã desta terça-feira (19/8), na Asa Norte, um festival voltado para estudantes de jornalismo.
Por meio de palestras, 22 profissionais da área compartilharam, por algumas horas, experiências vividas em grandes redações do país.
A presidente do Prêmio Engenho, jornalista Kátia Cubel, falou sobre a importância de se proporcionar conexões entre jovens universitários e jornalistas já consagrados no meio.
“Nosso objetivo aqui é usar os mais de 20 anos do Prêmio Engenho de Comunicação para aproximar grandes nomes do jornalismo com quem entrará no mercado de trabalho no futuro. Esse nosso olhar acontece porque acreditamos que o jornalismo é uma ferramenta de cidadania e uma forma de garantir avanços na sociedade”, destacou a presidente do Prêmio Engenho.
Nesta edição, haverá um concurso de redação que premiará três estudantes. Os alunos terão de se basear no documentário A Escola Base. Os vencedores ganharão um estímulo financeiro e receberão mentoria em quatro grandes veículos – entre eles, o Metrópoles.
Painéis de jornalismo
O Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho apresentou painéis sobre empreendedorismo; jornalismo especializado; oficina de entrevistas, perfis e biografias; entre outras atrações.
A CEO do Grupo Metrópoles, Lilian Tahan, foi a palestrante do painel Redação 5.0 – O que você precisa saber!. A mediação foi feita pela jornalista Basília Rodrigues.
Lilian analisou a migração do jornalismo analógico para o digital e destacou que, atualmente, as redes sociais são ferramentas fundamentais em qualquer redação. “A maior parte da oferta de trabalho está neste jornalismo dinâmico, que é o digital. Todo mundo que tem um celular na mão hoje é um produtor de conteúdo em potencial.”
Ela ainda ressaltou a radical mudança na forma como as pessoas passaram a acompanhar o noticiário. “Houve uma mudança de comportamento em quem consome conteúdo. As pessoas deixaram de ir comprar jornal, e as grandes redações tiveram de investir em redes”.
O segundo painel do dia teve como tema o Empreendedorismo no Jornalismo, e teve a participação de René Silva, criador do jornal Voz das Comunidades. Aos 11 anos, o empresário começou o seu jornal na mesa de casa, utilizando apenas um notebook que comprou parcelado em 48 vezes. Hoje, a publicação fundada por René é um dos principais veículos com notícias voltadas para as comunidades do Rio de Janeiro.
“Quando a gente fala de empreendedorismo, a gente fala em investir. Tem espaço para muita coisa ainda, e sempre é tempo de reinventar”, ressaltou René.
O auditório do Teatro Poupex esteve lotado com mais de 300 jovens para receber o Prêmio Engenho, na manhã desta terça-feira (19/8), na Asa Norte
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
A CEO do Metrópoles, Lilian Tahan fez uma análise da migração do jornalismo analógico para o digital e destacou que, atualmente, as redes sociais são ferramentas fundamentais em qualquer redação
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
A jornalista Kátia Cubel é diretora e fundadora do Prêmio Engenho
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
A CEO do Grupo Metrópoles, Lilian Tahan, foi a palestrante do painel “Redação 5.0 – O que você precisa saber!”. A mediação foi feita pela jornalista Basília Rodrigues
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Nesta quarta-feira (20/8), último dia de evento, o Prêmio se encerra com a realização de oficinas de entrevistas, perfis e biografias no Auditório do Sistema CNA/Senar, na 601 Norte.
Confira as oficinas:
- O Que é Rapport e Empatia – Mariana Dalcanale
- Estética das Relações – Angela Rehem
- Comportamento Não Verbal – Kátia Cubel
- Como se Preparar para uma Pauta – Maíra Moraes
- Oficina de Entrevistas, Perfis e Biografias – Eliane Trindade
- Encerramento do Festival
- Fechamento do evento às 12h30
Como participar
O evento é gratuito e, para participar, o estudante pode procurar a coordenação do seu curso, na universidade onde estuda. Podem participar do evento estudantes de instituições como Iesb, Uniceub, Universidade Católica de Brasília, UDF, UnB e IDP.