Serviço é prestado em parceria com a operadora Linktel e garante pelo menos 30 minutos diários de navegação mediante cadastro prévio do usuário
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) disponibilizou acesso à internet via Wi-Fi em 41 estações do sistema ferroviário. O serviço, oferecido em parceria com a operadora Linktel, garante aos passageiros pelo menos 30 minutos diários de navegação mediante cadastro prévio.
A implementação foi concluída na 6ª feira (25.jul.2025), beneficiando usuários das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e da estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 7-Rubi.
Para utilizar o serviço, os passageiros precisam fazer um cadastro com e-mail e senha na rede Wi-Fi disponibilizada pela Linktel.
A iniciativa é resultado de um contrato de R$ 1,1 milhão firmado entre a CPTM e a Linktel Wi-Fi em agosto de 2023. Desde então, a instalação do sistema se deu de forma progressiva nas estações selecionadas da região metropolitana de São Paulo.
O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, falou em nota sobre os benefícios da nova tecnologia. “A oferta de Wi-Fi gratuito nas estações da CPTM é um passo importante para tornar o transporte público mais conectado, acessível e confortável para todos os passageiros”, disse.
“Com essa iniciativa, buscamos não somente facilitar o acesso à informação, mas também transformar o tempo de espera em uma oportunidade para estudo, trabalho ou lazer digital”, declarou.
André Ferreira, diretor de operações da Linktel, comentou sobre a complexidade da implementação. “São inúmeros desafios para a nossa empresa neste projeto, possibilitando a inclusão digital e uma importante inovação tecnológica para todo o setor”, afirmou.
A CPTM transporta 1,6 milhão de passageiros por dia útil. Seus trens percorrem cerca de 65.000 km diariamente, o equivalente a uma volta e meia ao redor da Terra.
As 5 linhas da companhia somam 196 km de extensão. Desse total, 95 km estão na capital paulista, que conta com 26 das 57 estações do sistema. O serviço atende moradores de 18 municípios, incluindo São Paulo.