PUBLICIDADE

Críticas de Lula a Trump no Brics: Maioria vê Provocação, Aponta Pesquisa

A recente pesquisa Genial/Quaest revela que a maioria dos brasileiros acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou uma postura provocativa em relação ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (16), investigou a percepção pública sobre as declarações de Lula no evento.

De acordo com os dados coletados, 55% dos entrevistados concordam que as falas do presidente brasileiro configuraram uma provocação a Trump. Em contrapartida, 31% discordam dessa interpretação, enquanto 14% dos participantes da pesquisa não souberam ou preferiram não expressar uma opinião a respeito do tema.

O discurso de Lula, que motivou a pesquisa, ocorreu durante o encerramento da Cúpula do Brics, num contexto marcado por ameaças de Trump de impor tarifas comerciais mais elevadas a países membros do grupo.

Na ocasião, Lula declarou considerar “muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”. Ele argumentou que existem outros canais e fóruns mais adequados para que um presidente de um país do porte dos Estados Unidos se comunique com outras nações.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu presencialmente 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. O estudo apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE