O Metrópoles Catwalk será palco, entre os dias 3 e 7 de novembro, de oficinas, exposições e talks sobre moda no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Além das atividades, o evento contará com uma série de desfiles de marcas consolidadas, que apresentam suas coleções ao público brasiliense no evento inédito. Na quinta-feira (6/11), as etiquetas Lago Beachwear, Veertien Company, Miwa, Diáspora009 e Dane-se e a multimarcas Amek vestem os modelos que desfilarão na passarela que eleva a capital a um novo patamar da moda nacional.
Vem conferir!
Lago Beachwear
Lançada em 2019, a marca brasiliense Lago Beachwear, que começou com a moda praia e expandiu para o vestuário urbano, desfilará na passarela do Metrópoles Catwalk. Com peças novas a cada dois meses, e coleções enxutas com cartelas de cores seletas, a marca tem os itens em linho e as peças de alfaiataria como best-sellers. As peças são baseadas em uma elegância minimalista, discreta e atemporal, que transitam da praia ao ambiente urbano.
Veertien Company
A Veertien Company vai apresentar, no Metrópoles Catwalk, a coleção Bon Vivant, cujo foco é mostrar as diversar formas de se aproveitar a vida. “Seja se divertindo na rua, seja em casa com a familia, e assim por diante, cada um tem uma forma de ser e aproveitar o seus bons momentos”, afirma Daniel de Souza, fundador da marca ao lado de Lucas Xavier. Os looks do desfile surgiram em colaboração com a mãe de Daniel, Deize Designer, uma artesã que apresenta peças em crochê para fazer parte da coleção.
Miwa
Idealizada por Carol Nemoto, a marca sustentável Miwa surgiu de maneira despretensiosa em 2011, durante temporada de estudos da criativa em Milão, capital da Itália e berço fashion reconhecido em todo o mundo. De acordo com a fundadora, as criações da marca são pensadas para aqueles que desejam se reconectar afetivamente com o que vestem e visam dar um novo significado ao vestuário. “A persona Miwa não segue tendências, quer reconquistar o prazer de adquirir poucas roupas bem feitas com design inovador e atemporal”, afirma Carol.
Amek
A multimarcas Amek apresenta no desfile a etiqueta Vanilla, cuja proposta é a de uma alfaiataria marcada por cortes precisos e toques de assimetria que modernizam o clássico. “As peças transitam com elegância entre o ambiente profissional e o social premium, com calças, saias lápis e blusas que traduzem uma estética refinada e contemporânea, pensada para quem busca diferenciação dentro da alfaiataria tradicional”, compartilha Kalynne Almeida, fundadora da multimarcas.
Diaspora009
A Diaspora009, criada em 2017 por Lia Maria, traduz em suas peças uma celebração da ancestralidade e da afrocentricidade, com referências que atravessam nove países africanos vivenciados pela designer. A marca, conhecida por suas cores vibrantes, cortes oversized e combinações ousadas de estampas, apresenta uma moda slow e exclusiva, feita de forma afetiva e com curadoria de tecidos africanos como kitengues, capulanas e ankaras.
No Metrópoles Catwalk, o público verá uma explosão de cores e texturas ao som de Bruxo, da angolana Pongo, refletindo o espírito da coleção: “Vestir-se como um ato de encantaria e afirmação, em que cada peça é um manto sagrado e colorir-se é um estado de espírito”, como afirma Lia.
Dane-se
Já consolidada dentro e fora de Brasília, a Dane‑se apresenta uma fusão de streetwear com a elegância da arquitetura brasiliense. Desde sua fundação, a marca abraçou uma estética autêntica, usando camisetas, calças, bermudas e acessórios como suporte para expressar referências à capital. Essa conexão com Brasília aparece tanto nas estampas (como colaborações com artistas ou elementos de arquitetura moderna) quanto nos designs, que valorizam a identidade própria que unem a marca à cidade.
Metrópoles Catwalk
Os desfiles das marcas citadas nessa matéria aconteceram na quinta-feira (6/11), como parte da programação do Metrópoles Catwalk. O evento será realizado de 3 a 7 de novembro no Teatro Nacional Claudio Santoro e reúne curadoria meticulosa de desfiles, exposições, rodas de conversa e muito estilo.
A programação propõe uma imersão no mundo fashion do Distrito Federal e de todo o país, e traz o olhar do estilista Guto Carvalhoneto para as exibições de arte e apresenta um elenco de 70 modelos que vão cruzar a passarela do evento — entre elas, 40 são do Distrito Federal.
Realizado pelo Instituto Inbras, em parceria com o Metrópoles e com apoio da Secretaria de Turismo, Banco BRB, Secretaria de Cultura do Distrito Federal e Senai/Sindivest, o Metrópoles Catwalk é um dos primeiros grandes eventos a ocupar o Teatro Nacional Claudio Santoro desde sua reabertura em soft opening, que vem ocorrendo aos poucos desde dezembro de 2024, retomando o espaço que é um dos maiores ícones culturais do Brasil.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Também não deixe de conferir as publicações no Instagram.

