O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez uma declaração contundente nesta terça-feira, 16 de junho de 2026, ao afirmar que nunca recebeu qualquer quantia em contas bancárias, tanto no Brasil quanto no exterior. A manifestação ocorreu em resposta a uma matéria da revista Veja que o liga ao caso Master, a qual ele classificou como falsa e criada com o intuito de prejudicá-lo. Alcolumbre ressaltou que não se deixará intimidar por ameaças ou chantagens.
Em seu discurso no Plenário, Alcolumbre expressou sua indignação em relação ao conteúdo da matéria, reiterando que jamais recebeu valores, seja por qualquer razão ou em qualquer lugar. "São alegações inteiramente falsas, com a única e aparente intenção de arrastar para a lama o meu nome, a minha honra, a minha reputação", afirmou. Ele fez questão de tranquilizar os senadores e a sociedade brasileira ao reafirmar que essas alegações não têm fundamento.
O presidente do Senado, que também ocupa a Presidência do Congresso Nacional, enfatizou que uma acusação tão grave contra um chefe de Poder não deveria ser veiculada sem a apresentação de provas ou evidências concretas. Ele reiterou que as informações são falsas, mesmo que mencionadas na segunda tentativa de colaboração premiada de Vorcaro.
Alcolumbre lamentou que o mal já tenha sido causado e destacou a necessidade de investigar a fundo as alegações. Ele afirmou que, se as acusações constarem de um acordo de colaboração, tomará todas as medidas necessárias para se defender e demonstrar a falsidade das informações. O senador questionou os interesses que possam estar por trás das calúnias dirigidas a ele e pediu uma apuração rigorosa dos responsáveis por essas mentiras.
"Esse não foi um ataque dirigido apenas ao Senado, mas também à credibilidade do Poder Legislativo. Não serei intimidado, ameaçado, constrangido ou chantageado", enfatizou Alcolumbre. Ele reafirmou sua disposição de continuar exercendo suas funções com independência e coragem, buscando sempre a verdade.
O presidente do Senado concluiu que aqueles que inventaram as acusações serão identificados e responsabilizados. "O Brasil conhecerá o nome de quem tentou me envolver em um crime do qual sou absolutamente inocente", garantiu. Essa postura reflete sua determinação em proteger sua honra e a integridade do Poder Legislativo frente a ataques infundados.