Pesquisa da Consultoria Legislativa revela que falas de senadores adotam formato de 'monólogo' e diminuem interrupções, refletindo a influência das redes sociais na comunicação política.
Um estudo do Senado Federal aponta que discursos de senadores estão mais curtos e com menos interrupções, focando no público virtual e redes sociais.
Um estudo recente da Consultoria Legislativa do Senado Federal aponta uma transformação significativa na forma como os senadores se comunicam em plenário. A pesquisa “Plenário, Palanque, Estúdio: discursos no Plenário do Senado Federal entre 2007 e 2024”, de autoria do consultor Pedro Duarte Blanco, revela que os pronunciamentos tornaram-se mais curtos e com notável redução de apartes, as interrupções para comentários e perguntas.
Essa mudança é atribuída a uma adaptação ao público virtual e à crescente influência das redes sociais na comunicação política.
De acordo com o consultor, a diminuição das interações reduz o caráter de diálogo das sessões, reforçando um formato de “monólogo” focado na audiência online. As falas são cada vez mais pensadas para serem “clipáveis”, ou seja, facilmente