
No Dia Nacional da Doação de Leite Materno, celebrado nesta segunda-feira (19), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) reiterou, por meio de ofício ao Ministério da Saúde, a solicitação pela ampliação da rede de bancos e postos de coleta de leite materno no interior de Pernambuco. A iniciativa visa garantir mais saúde e dignidade para mães e bebês em todo o estado, especialmente fora da Região Metropolitana do Recife.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco e da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, atualmente existem 18 estabelecimentos credenciados em Pernambuco. No entanto, apenas três estão localizados no interior, nas cidades de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. Os demais estão concentrados na capital e na RMR.
“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Ampliar o acesso a essa rede é garantir que mães do interior também tenham condições adequadas para doar e receber leite materno, fortalecendo políticas de saúde pública e salvando vidas”, destacou Eduardo da Fonte.
No documento enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o parlamentar solicita a implantação de centros de coleta e bancos de leite humano em unidades hospitalares estratégicas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Entre os hospitais citados estão o Hospital João Murilo de Oliveira (Vitória de Santo Antão), Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns) e Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro), entre outros.
A proposta também reflete sugestões de profissionais da área e tem como objetivo promover a equidade no acesso a serviços essenciais, reconhecendo o papel da amamentação como prática de saúde, afeto e cidadania.
Por Ponto de Vista

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.