PUBLICIDADE

Em meio a tarifaço dos EUA, Lula conversa por ligação com Xi Jinping

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Executivo chinês Xi Jinping conversaram por telefone na noite desta segunda-feira (11/8), pelo horário de Brasília, conforme nota divulgada à imprensa pelo Palácio do Planalto. O contato foi solicitado por Lula e acontece em um momento de tensão comercial por causa do tarifaço dos EUA.

A pauta da ligação passou por temas como multilateralismo e a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. Os dois líderes fazem parte do Brics, bloco que defende o multilateralismo e que é visto por Trump como adversário estratégico.

Ainda conforme a nota do Planalto, os dois chefes de Estado celebraram as parcerias já realizadas entre os dois países. “Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

Por fim, Lula e Xi Jinping trocaram palavras a respeito de mais avanços nos negócios entre Brasil e China. “Ambos os presidentes também destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias”, encerra a nota.

Nesta segunda-feira, Donald Trump, prorrogou por mais 90 dias a suspensão de tarifas elevadas sobre produtos da China e disse esperar que Pequim quadruplique a compra de soja norte-americana.

Do lado brasileiro, o plano de contingência do governo federal ao tarifaçõ deve sair ainda nesta semana, mas sem data definida. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, chegou a ventilar que poderia sair nesta terça.

1 de 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Executivo chinês Xi Jinping

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Executivo chinês Xi Jinping

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

3 de 6

Lula ao lado de Xi, no Brasil

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

4 de 6

Presidente da China Xi Jinping

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

5 de 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Executivo chinês Xi Jinping

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

6 de 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Executivo chinês Xi Jinping

A China, principal destino das exportações brasileiras, é vista como parceira estratégica na economia e na diplomacia do Brasil. Nesse contexto, o diálogo com Xi Jinping é considerado fundamental para alinhar posições diante das pressões comerciais dos Estados Unidos.

O ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou, na última quarta-feira (6/8), que o país está disposto a trabalhar com o Brasil para aprofundar a cooperação em meio às incertezas provocadas pela guerra tarifária.

Contato com Modi e Putin

A ligação com Xi Jinping se soma a outras conversas recentes de Lula com líderes do Brics. Na quinta-feira (7/8), o presidente brasileiro falou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, um dia depois de os EUA ampliarem a tarifa sobre produtos da Índia para 50%, o mesmo patamar aplicado ao Brasil. O diálogo foi solicitado por Lula, que busca construir uma resposta conjunta de países afetados pelas tarifas norte-americanas.

Já no sábado (9/8), o presidente russo Vladimir Putin entrou em contato com Lula. De acordo com o Palácio do Planalto, eles discutiram a guerra na Ucrânia, a cooperação dentro do Brics reforçaram a intenção de realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia. (Colaborou Deivid Souza)

Fonte: Metropole

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE