Na manhã desta quinta-feira, 24, durante o seminário “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Moverá Pernambuco”, o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, destacou o potencial logístico de Salgueiro, que deve ser aproveitado pelo ramal pernambucano da estrada de ferro.
“Quando a gente fala em Transnordestina, estamos dialogando com as cadeias produtivas do estado de Pernambuco: do gesso, da fruticultura, do hub logístico, que é a vocação de Salgueiro. Desde que se falou em Transnordestina, da sua localização estratégica – a encruzilhada do Nordeste –, sempre se colocou Salgueiro como uma vocação de uma grande plataforma multimodal, e a partir disso a gente pudesse fazer toda a distribuição no Nordeste daquilo que circulava de mercadoria aqui”, ressaltou.
Devido a sua localização estratégica, como ponto de partida do braço de Pernambuco da Ferrovia Transnordestina, Salgueiro foi escolhido para sediar a abertura do seminário, que também passará por Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Uma e Recife. Em cada região, o encontro organizado pela Sudene em parceria com o portal Movimento Econômico abordará as oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo uma articulação entre gestores públicos, empresários, pesquisadores e operadores logísticos.
Além do presidente da Sudene, o evento em Salgueiro também contou com a participação do prefeito do município, Fabinho Lisandro; a presidente da CDL; Regilane Barros; o professor da UPE e consultor logístico, Guilherme Magalhães; o presidente do CREA Pernambuco, Adriano Lucena; o deputado estadual Joãozinho Tenório; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o presidente do Grupo EQM, Eduardo Queiroz; o ex-prefeito Marcones Libório; o ex-deputado federal Gonzaga Patriota; bem como vereadores locais e representantes de setores interessados no tema.
Por Chico Gomes