O governo do Equador deu “carta branca” para os Estados Unidos agirem no país contra cartéis de dr0gas. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (4/9), durante visita do chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio.
No mesmo dia em que esteve no Equador, o governo dos EUA classificou os cartéis de Los Lobos e Los Choneros como organizações t3rroristas estrangeiras. O mesmo já havia sido feito com uma série de grupos latino-americanos ligados ao tráfico internacional de drogas, como cartel de Los Soles, da Venezuela.
Mais que uma retórica, a reclassificação abre margens legais para que a administração norte-americana tome medidas mais enérgicas contra tais grupos. O que inclui operações militares em países terceiros, sob a bandeira da “guerra contra o terror”, como aconteceu recentemente em países no Oriente Médio.
“Vamos fazer todo o possível para o povo [equatoriano]. Posso dizer para vocês, hoje, que em primeiro lugar vamos designar como grupos terroristas o Los Lobos e Los Choneros”, disse Marco Rubio durante entrevista coletiva no Equador, pouco tempo antes da decisão ser divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA. “Isso traz toda uma série de opções que os Estados Unidos podem realizar através de nossas leis”.
Foto Divulgação/Presidência do Equador
Por Metropoles