Em um pronunciamento diante de mais de 900 generais e almirantes, o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou o fim das políticas “woke” nas Forças Armadas americanas.
“Essa merd* acabou”, declarou Hegseth ao subir ao palco, em uma fala que deixou claro o rompimento com diretrizes recentes voltadas à diversidade e inclusão.
O discurso direto e sem censura marcou o início de uma nova diretriz estratégica nas fileiras militares, com foco exclusivo no fortalecimento do preparo militar e da eficiência operacional.
Segundo Hegseth, a mudança ocorre com respaldo total do presidente dos EUA, Donald Trump, que tem reiterado a necessidade de “resgatar o espírito patriótico” das tropas.
A nova orientação promete abandonar iniciativas que, segundo críticos da administração anterior, desviavam a atenção dos objetivos centrais das Forças Armadas.
“Chega de culto à mudança climática. Chega de caras usando vestidos, delírios de gênero, chega de entulho”, afirmou o secretário, sendo aplaudido por boa parte dos presentes.
O post EUA declaram fim da agenda Woke nas forças armadas apareceu primeiro em No Centro do Poder.