O ex-prefeito de Exu, no Sertão de Pernambuco, Jailson Bento, de 67 anos, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (15), suspeito de desviar água de um sistema da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para uso particular em sua fazenda, localizada na zona rural do município.
A prisão ocorreu durante uma fiscalização da Compesa no Sítio Coroa, propriedade do ex-gestor, às 11h, aproximadamente. Com apoio da Polícia, agentes da companhia identificaram diversas ligações clandestinas feitas com tubulações enterradas, que desviavam água da Adutora Luiz Gonzaga diretamente para a fazenda.
Segundo a investigação, o volume de água era conduzido até um poço e tanques de alvenaria, onde era armazenado. A propriedade, de acordo com o relatório da fiscalização, possui plantação de capim e estrutura para criação de animais, como curral e coxos utilizados para fornecer água ao rebanho.
Jailson Bento foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por furto qualificado. Durante o interrogatório, decidiu permanecer em silêncio. Em audiência de custódia realizada na terça-feira (16), o ex-prefeito alegou problemas de saúde, incluindo diabetes, dores no nervo ciático e suspeita de prostatite, e solicitou liberdade provisória.
O pedido foi aceito pelo juiz Carlos Eduardo Neves Mathias, da Central Especializada das Garantias de Ouricuri. Na decisão, o magistrado afirmou: “Inexiste nos autos folha de antecedentes do autuado, nem qualquer elemento que indique a necessidade da prisão para garantia da ordem pública ou econômica”. Com isso, Jailson Bento foi liberado mediante cumprimento de medidas cautelares.
Fonte: Portal Araripina em Foco

