PUBLICIDADE

Farra no INSS: “Fábrica de assinaturas” forjava 600 filiações por dia

Documentos oficiais, depoimentos e relatórios sigilosos obtidos pela coluna mostram o funcionamento de uma verdadeira “fábrica de filiações” montada pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) para aplicar descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. O escândalo foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023

A engrenagem da fraude se sustentava sobre um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o INSS em 2017. Com base nesse acordo, a Conafer enviava listas com CPFs e dados de supostos associados diretamente à Dataprev, que processava os descontos de 2% a título de contribuição sindical. O problema: a maioria das autorizações não existia ou era falsificada.

O coração da fraude foi exposto no depoimento espontâneo de um delator, que colaborou com as investigações. Ele revelou que a Conafer contratou a empresa Target Pesquisas de Mercado por R$ 750 mil para montar os processos de filiação que dariam cobertura documental aos descontos. A Target, por sua vez, subcontratou a Premiar, que atuava na produção de autorizações forjadas.

Conforme a coluna revelou, as atividades da “fábrica” atingiram seu auge durante a pandemia de Covid-19. Entre abril e julho de 2020, com agências do INSS fechadas e beneficiários mais vulneráveis, a Conafer incluiu 73.108 novos descontos, uma média de mais de 600 por dia.

A investigação apontou indícios de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Durante o auge da fraude, a Conafer constituiu a empresa Agropecuária e Mineração Lagoa Alta LTDA, em nome de Carlos Roberto e da esposa, Bruna Braz de Souza Santos Lopes. Um dos ativos adquiridos foi uma fazenda em Minas Gerais avaliada em mais de R$ 3 milhões.

Por Metropoles

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE