Trabalhadores residentes em Primavera, Pernambuco, têm a partir de hoje, quarta-feira, a possibilidade de sacar o FGTS devido ao estado de calamidade provocado pelas recentes chuvas intensas na região. O prazo para solicitação do benefício se estende até o dia 10 de novembro.
O saque calamidade está disponível para moradores cujos endereços foram mapeados pela Defesa Civil municipal. Para ter direito, o trabalhador deve possuir saldo no FGTS e não ter realizado nenhum saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo de retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, respeitando o limite do saldo disponível.
A solicitação do saque pode ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de comparecer a uma bancária. O procedimento é realizado através do aplicativo FGTS, disponível para download nas lojas virtuais App Store e Google Play Store. Após instalar o aplicativo e acessar com a conta Gov.br, o usuário deve selecionar a opção “Saques”, em seguida “calamidade pública” e indicar o município de Primavera (PE).
Para dar andamento à solicitação, é necessário o envio de alguns documentos: documento de identidade (RG, CNH ou passaporte – frente e verso), uma selfie com o documento de identidade visível e um comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade (contas de luz, água, telefone, gás, fatura de internet/, cartão de crédito ou outros).
Caso o trabalhador não possua comprovante de residência em seu nome, ele poderá apresentar uma declaração emitida pelo município atestando sua residência na área afetada, uma declaração própria contendo nome completo, CPF, data de nascimento e endereço completo com CEP (sujeito a verificação pela Caixa nos cadastros oficiais do Governo Federal), ou, se o comprovante estiver em nome do cônjuge ou companheiro(a), a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.