Quando o assunto é a ingestão de proteínas, é comum pensar em alimentos de origem animal, como carnes, peixes e laticínios. No entanto, algumas frutas também podem contribuir para o aporte proteico do dia a dia. Entre elas, o maracujá ganha destaque por apresentar uma quantidade relevante desse macronutriente.
Segundo a nutricionista Cibele Santos, a fruta de casca amarela e sabor adocicado oferece aproximadamente 2,2 g de proteína por porção, tornando-se uma das campeãs entre as frutas nesse quesito.
Entenda
- Cibele Santos reforça que o maracujá pode ser um importante aliado para bater a meta de proteína — mas é preciso ter em mente que este benefício será melhor aproveitado quando combinado com outras fontes do macronutriente.
- Segundo a expert, a melhor forma de garantir bons índices de proteína é combinar a fruta com legumes, carnes e laticínios.
- Outra opção para complementar a dieta é usar o ingrediente para preparar smothies. “Além de delicioso, oferece muitos benefícios para a saúde”, reforça Cibele Santos.
Conheça os benefícios surpreendentes da fruta para a saúde geral do corpo
Para além da presença de proteína, o maracujá é considerado um verdadeiro superalimento. Segundo a profissional em nutrição, a fruta é rica em fibras, que favorecem a digestão e prolongam a sensação de saciedade; contém vitaminas A e C, que reforçam o sistema imunológico; e antioxidantes, que combatem os radicais livres, ajudando a manter a saúde da pele e a prevenir doenças.
As propriedades do alimento podem agir de diferentes maneiras no corpo. Cibele reforça que, as fibras, em especial, desempenham papel importante não apenas no funcionamento intestinal, prevenindo a constipação, como também no controle de peso. “Essa característica ajuda a prolongar a sensação de saciedade”, observa Cibele.
Maracujá é famoso por ser uma fruta que acalma
Freepik
As fibras presentes no alimento ajuda a tratar a prisão de ventre
Stefanamer/Getty Images
A hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo, segundo a OMS
Getty Images
Suco de fruta para melhorar a imunidade da criança no inverno
fcafotodigital/GETTYIMAGES
O maracujá é rico em vitamina C
Westend61/Getty Images
Outro destaque é o potássio, mineral essencial para o equilíbrio cardiovascular. “Combinado aos antioxidantes presentes no maracujá, ajuda a manter a pressão arterial sob controle”, observa Cibele.
Já a vitamina C presente na fruta fortalece as defesas naturais do corpo, sendo especialmente útil em períodos de maior vulnerabilidade, como o inverno. “Compostos bioativos, como alcaloides e flavonoides, contribuem para o relaxamento e podem melhorar a qualidade do sono“, destaca a expert.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.