PUBLICIDADE

Guia Quilombola Impulsiona Educação Antirracista em Planos Decenais

O projeto Educquilombo nos PMEs lança o “Webinário de Lançamento do Guia de Incidência Quilombola nos Planos Decenais de Educação” nesta quarta-feira (3). O evento online, que ocorrerá das 14h às 16h, será transmitido pelo canal do YouTube da Viva. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e a Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (CEAQ-PE).

Os Planos Municipais de Educação (PMEs) são instrumentos essenciais para a organização das políticas educacionais em nível local, estabelecendo metas e estratégias para assegurar o direito à educação em cada município.

O Educquilombo nos PMEs tem se dedicado à revisão e atualização desses planos, buscando garantir que as necessidades específicas das comunidades quilombolas sejam consideradas nos novos Planos Decenais dos municípios de Betânia, Bom Conselho, Carnaíba, Custódia, Mirandiba, Orocó, Salgueiro e Triunfo.

Rogério Barata, coordenador do Educquilombo nos PMEs, estende o convite a quilombolas, estudantes, profissionais da educação, ativistas e demais interessados no tema para participarem do lançamento. Segundo ele, o guia é um instrumento importante para orientar a incidência quilombola em busca de uma educação antirracista que respeite as demandas e especificidades das comunidades.

O evento contará com uma apresentação detalhada do projeto, depoimentos sobre o papel das lideranças quilombolas e a relevância do guia para influenciar os processos de revisão dos planos.

Uma mesa de debate, mediada por Liz Ramos, filósofa e educadora do CCLF, trará a participação de Givânia Silva (professora quilombola e doutora em sociologia, representando a CONAQ), Maxwell Vignoli (Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco) e Michela Albuquerque (coordenadora de projeto). O webinário incluirá interpretação em Libras, espaço para perguntas e exibição de materiais audiovisuais produzidos pelas juventudes quilombolas envolvidas no projeto, garantindo a inclusão e participação de todos.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE