PUBLICIDADE

IA Promete Acelerar Justiça em Ações de Saúde no Brasil

Projeto inovador busca impulsionar a eficiência do sistema judiciário brasileiro em casos relacionados à saúde. Diante de um cenário complexo, com mais de 900 mil ações de saúde pendentes até junho de 2025, a iniciativa visa reduzir o tempo de tramitação e auxiliar na tomada de decisões.

Desenvolvido em parceria entre a Amazon Web Services (AWS) e o Instituto de Matemática e Estatística (USP), o projeto emprega inteligência artificial para automatizar até 80% dos processos. A tecnologia será construída sobre a infraestrutura de análise de dados da AWS, com o apoio de engenheiros de dados da USP.

A ferramenta irá consultar bancos de dados públicos para classificar as ações judiciais por grau de urgência, além de analisar as evidências clínicas e jurídicas apresentadas. Espera-se que funcione como um agente virtual, auxiliando magistrados ao responder perguntas e fornecer informações relevantes para cada caso.

“O SLM será um modelo brasileiro, de código aberto, adaptado às realidades e desafios locais, para tornar as análises e julgamentos mais rápidos em benefício de toda a população, respeitando a privacidade dos detentores dos dados”, declarou Paulo Cunha, diretor para o Setor Público na AWS Brasil.

O projeto piloto será implementado no Tribunal Regional de Santa Catarina, com previsão de conclusão até o final deste ano. O objetivo é integrar o modelo às funcionalidades do e-NatJus, plataforma que fornece documentos de apoio aos magistrados em decisões na área da saúde. A expectativa é que a iniciativa contribua para uma tramitação mais célere e justa das demandas judiciais relacionadas à saúde no país.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE