Um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão da escola de samba Gato de Bonsucesso, na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, logo no início da tarde desta quarta-feira (24/12).
INCÊNDIO ATINGE QUADRA DA GATO DE BONSUCESSO Um incêndio de grandes proporções atingiu a quadra da escola de samba Gato de Bonsucesso na tarde desta quarta-feira (24), na Rua Sargento Silva Nunes, Nova Holanda, Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. As chamas teriam começado em… pic.twitter.com/1YRszBQlNf
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) December 24, 2025
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h16 e as equipes conseguiram controlar as chamas. Infelizmente, informações da imprensa local dão conta de que um homem, que estava em estado grave quando os militares chegaram ao local, morreu por conta do fogo.
Vídeos do acidente foram divulgados por moradores da comunidade nas redes sociais, mostrando as chamas e grande quantidade de fumaça. Parte da estrutura do galpão, incluindo o telhado, cedeu, e até a caixa d’água foi atingida, segundo o site parceiro do Metrópoles, O São Gonçalo.
O incêndio aconteceu em uma área de difícil acesso, nos fundos do Batalhão da Maré, cercada por residências, o que aumentou o risco de propagação das chamas e dificultou o trabalho das equipes de emergência.
A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) lamentou o acidente: “Recebo com o coração apertado e muita tristeza a notícia do incêndio na Quadra da Escola de Samba Gato de Bonsucesso. Para quem vive a escola e a Nova Holanda, sabe que ali não ardeu apenas um galpão, mas sim o sonho e o suor de uma comunidade inteira. Força a toda a família Gato de Bonsucesso!”
O deputado Rick Azevedo (PSOL-RJ) também se pronunciou: “Dói demais ver uma escola de samba passar por isso. Um incêndio levou embora o trabalho de meses, o suor de muita gente simples que vive do carnaval. Quando uma escola cai, quem sente primeiro é o trabalhador. Minha solidariedade à G.R.E.S. Gato de Bonsucesso. O samba é feito de luta. E isso entristece muito.”