O Banco da Rússia anunciou que o rublo digital será oficialmente lançado em 1º de setembro. A partir dessa data, todos os bancos do país terão a obrigação de operar com a nova moeda nacional, assim como os varejistas que realizam grandes transações, com receitas anuais superiores a 120 milhões de rublos.
Antes do início das operações gerais, as transações com a moeda digital estarão restritas a um grupo piloto, que inclui um número limitado de bancos, pessoas físicas e empresas. A obrigatoriedade de aceitação do rublo digital será implementada de forma gradual, estendendo-se posteriormente a comerciantes de menor porte.
Para efetuar pagamentos utilizando rublos digitais, o consumidor deve escanear um código QR através do aplicativo de seu banco, selecionar a opção de rublo digital e confirmar a transação. Essa conta em rublos digitais não será gerida por um banco comercial específico, mas sim diretamente na plataforma do Banco da Rússia, uma instituição estatal. O acesso à conta poderá ser feito por meio do aplicativo de qualquer instituição financeira que esteja conectada à plataforma.
As operações com rublos digitais são processadas exclusivamente na plataforma do Banco da Rússia, ao contrário das transações bancárias convencionais, que ocorrem nos sistemas dos bancos comerciais. De acordo com o Banco da Rússia, as principais vantagens do rublo digital incluem a eliminação de tarifas para operações de pessoas físicas, a redução de custos para empresas e a diminuição das despesas administrativas relacionadas a pagamentos orçamentários. Além disso, a instituição financeira aponta a possibilidade de facilitar o controle automatizado de financiamentos de projetos públicos.
Neste primeiro momento, o Banco da Rússia não oferecerá empréstimos em rublos digitais, nem remunerará os saldos mantidos nessa nova moeda. O crédito e os depósitos remunerados continuarão a ser oferecidos exclusivamente pelos bancos comerciais.