
Em meio às articulações para a eleição de 2026, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que é cotado para disputar o Governo de Pernambuco, cumpriu nesse sábado (28) duas agendas públicas ao lado de nomes que disputam espaço em sua possível chapa majoritária: o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil).
Os gestos, repletos de sorrisos, fotos e declarações amistosas, foram vistos como novos acenos no xadrez político local — mas ainda sem definição oficial sobre quais nomes estarão de fato na possível chapa.
Pela manhã, Miguel Coelho acompanhou João na entrega de quatro vias requalificadas no bairro dos Torrões. À tarde, foi a vez de Silvio Costa Filho se juntar ao prefeito na visita à Feira de Artesanato do Recife, em Boa Viagem.
Em ambas as agendas, os discursos exaltaram ações da gestão municipal e reforçaram o vínculo entre os pré-candidatos ao Senado e o prefeito da capital pernambucana. A movimentação, no entanto, aumenta a pressão sobre a definição dos nomes que disputarão as duas vagas disponíveis ao Senado na eleição que se avizinha.
Quem deve ser candidato ao Senado em 2026?
Além de Silvio e Miguel, estão no páreo o senador Humberto Costa (PT), que buscará a reeleição após oito anos no cargo, e a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que lançou oficialmente sua pré-candidatura nesta semana, durante o anúncio da fusão de seu partido com o PRD.
A disputa por espaço é acirrada, e o impasse se deve a uma limitação prática: só há duas vagas na chapa majoritária ao Senado.
A presença de Humberto Costa no tabuleiro traz peso nacional à equação. Próximo do presidente Lula, o senador é considerado uma das prioridades do Planalto na eleição em Pernambuco, dentro da estratégia de ampliar ou manter a base no Senado.
Fonte: JC PE

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.