Uma câmera de monitoramento em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, registrou o veículo utilizado por duas mulheres suspeitas de furtar aproximadamente R$ 1 milhão em joias de um prédio de luxo no Poço da Panela. A imagem do Ford Ka branco, com placas de São Paulo, foi capturada por uma plataforma de vigilância localizada estrategicamente na Rua Professor Álvaro Lima e está sendo analisada pelas autoridades.
Investigadores acreditam que, após utilizarem o Ford Ka, as suspeitas teriam recorrido a um carro de transporte por aplicativo para chegar ao edifício alvo do furto.
As câmeras de segurança do prédio também registraram a chegada das mulheres. Nas imagens, elas aparecem tocando o interfone e entrando no edifício aproveitando o momento em que um entregador fazia uma entrega na portaria.
As suspeitas foram vistas subindo as escadas e utilizando o elevador para chegar ao 7º andar. Acredita-se que elas tenham usado um pé de cabra para arrombar a porta do apartamento e subtrair as joias, além de uma arma de fogo. Após o crime, as mulheres deixaram o local bebendo cerveja, demonstrando tranquilidade.
A Delegacia de Casa Amarela está conduzindo a investigação do caso sob sigilo.
O uso de torres de monitoramento colaborativo tem se expandido na capital pernambucana e região metropolitana, auxiliando no combate ao crime e na identificação de suspeitos. A torre que registrou o carro das suspeitas pertence à empresa Qualiport Vision.
Um consultor em segurança e empresário responsável por implementar essa tecnologia em Pernambuco, destacou a importância das torres: “É possível inibir, flagrar e rastrear criminosos, além de colaborar para a resolução dessas e de outras ocorrências do dia a dia das cidades”. Ele também ressaltou a prioridade de atendimento ao acionar o 190, devido à visualização em tempo real das ocorrências, configurando flagrante. O consultor enfatizou que o serviço visa auxiliar de forma preventiva e investigativa, evitando crimes.