RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

“Lula é moralista com as democracias ocidentais e indulgente com tiranias camaradas”, diz Estadão

Um editorial publicado pelo Estado de S. Paulo reacendeu o debate sobre a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o...

Um editorial publicado pelo Estado de S. Paulo reacendeu o debate sobre a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o jornal, o petista adota um tom “moralista” em suas críticas às democracias ocidentais, mas mostra “indulgência” quando se trata de governos autoritários aliados, como Cuba, Venezuela, Rússia e Irã.

A crítica ganhou força após o discurso de Lula na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, no qual o presidente voltou a questionar sanções econômicas impostas por países ricos e defendeu maior equilíbrio nas relações internacionais. Para o Estadão, Lula teria elevado o tom contra as nações ocidentais, ao mesmo tempo em que relativizou ou silenciou diante de violações de direitos humanos cometidas por regimes considerados “camaradas”.

O jornal aponta como exemplo a forma distinta com que o presidente trata o conflito no Oriente Médio. Enquanto suas falas costumam ser mais duras contra Israel, as referências ao Hamas e a outros grupos armados aparecem em termos mais amenos. Situação semelhante teria ocorrido em relação à guerra da Ucrânia: Lula condenou a invasão russa em termos genéricos, mas evitou responsabilizar diretamente Moscou.

Especialistas em relações internacionais afirmam que a estratégia do governo pode ser compreendida dentro de uma lógica de “diplomacia pragmática”. O Brasil, lembram, busca protagonismo no eixo Sul Global e aposta no diálogo com países não alinhados ao Ocidente tradicional. No entanto, críticos argumentam que a seletividade no discurso compromete a credibilidade brasileira como defensor universal da democracia e dos direitos humanos.

O Palácio do Planalto não comentou diretamente as críticas do Estadão, mas auxiliares do presidente ressaltam que a política externa brasileira prioriza a defesa da soberania dos povos e a busca por soluções pacíficas para os conflitos, sem alinhamento automático a nenhum bloco.

O debate expõe uma tensão antiga na diplomacia lulista: o esforço por ampliar o peso internacional do Brasil sem abrir mão de laços históricos com regimes que, para o Ocidente, representam autoritarismo e ameaça à democracia.

O post “Lula é moralista com as democracias ocidentais e indulgente com tiranias camaradas”, diz Estadão apareceu primeiro em No Centro do Poder.

Fonte: No Centro do Poder

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.