Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva plantou uvas no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. A gravação, postada no sábado à noite, serviu como uma resposta direta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de uma tarifa de 50% sobre algumas exportações brasileiras, incluindo a uva.
Lula sugeriu que a produção de uva, agora menos competitiva no mercado americano, poderia ser redirecionada para a merenda escolar. O governo brasileiro estuda comprar alimentos que perderam espaço nos EUA para serem utilizados em programas sociais.
“Não adianta o presidente Trump taxar nossa uva. Se necessário, ela vai para a merenda escolar”, afirmou o presidente, ajoelhado no gramado e com as mãos sujas de terra. A variedade plantada foi a uva Vitória.
Lula expressou o desejo de que Trump um dia visite o Palácio da Alvorada e conheça o “Brasil verdadeiro”, ressaltando a receptividade dos brasileiros a todas as nações, incluindo os Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela.
“Estou plantando comida, e não plantando violência e plantando ódio. Espero que um dia possamos conversar, presidente Trump, para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, declarou Lula.
A troca de farpas entre Lula e Trump tem se intensificado desde que o governo americano impôs as tarifas. Recentemente, Trump classificou o Brasil como um “parceiro comercial terrível” e acusou o país de promover uma “execução política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em outra medida, o governo dos Estados Unidos cancelou os vistos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de sua esposa e filha. A decisão estende-se a outros ex-funcionários do governo brasileiro, com o programa “Mais Médicos” sendo citado como justificativa para as sanções.