O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falará a jornalistas nesta quarta-feira, 17 de junho de 2026, após sua participação na Cúpula do G7, que ocorre em Évian-Les-Bains, na França.
Esta marca a décima vez que Lula participa de uma cúpula do G7 como convidado. É importante ressaltar que o Brasil não é membro do grupo, o que significa que o país não está envolvido na negociação dos documentos finais do evento. Contudo, a delegação brasileira pode optar por se alinhar a textos que forem de seu interesse, após a aprovação dos integrantes do G7.
Uma das questões que devem ser abordadas por Lula na coletiva de imprensa é a recente decisão que vetou a importação de carne brasileira. O presidente se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para discutir esse e outros temas relacionados.
Além disso, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, passou pelo presidente Lula durante a cúpula, mas não houve cumprimento entre eles. Essa interação, ou a falta dela, é um dos pontos que podem ser comentados por Lula em sua declaração.
O Mercosul e o Japão também figuram na pauta das discussões, especialmente em uma reunião que o presidente brasileiro terá com a ministra de Política Externa do Japão, Toshimitsu Takaichi. Essa reunião deverá abordar as relações comerciais e o fortalecimento de laços entre Brasil e Japão, destacando a importância do Mercosul nesse contexto.