Após passar a manhã e o início da tarde com todas as estações fechadas, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), até as 14h30, ainda não havia retomado a operação dos trens da capital federal. A circulação foi interrompida às 9h25 desta sexta-feira (8/8).
A suspensão do funcionamento ocorreu devido a uma falha no sistema de energia elétrica. O Metrópoles visitou algumas das principais estações nesta tarde e verificou elas seguem fechadas.
A reportagem passou pela Estação da Rodoviária do Plano Piloto, da Galeria e da 112 Sul. Até as 14h45, permaneciam fechadas.
Plano emergencial
Procurada, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) informou que, caso não os trens não voltem a operar até o fim da tarde desta sexta, adotará um plano emergencial para facilitar o retorno do brasiliense para casa.
O detalhamento do que será feito não foi informado, mas a previsão é que mais ônibus passem a circular no fim da tarde, no horário de pico, em que milhares de brasilienses deixam o trabalho e retornam para casa.
Conforme a reportagem mostrou mais cedo, a interrupção das viagens pegou os passageiros de surpresa.
Pane de energia paralisa as operações do Metrô do Distrito Federal
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Todas as estações foram fechadas às 9h25
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Problema provocou a interrupção temporária da circulação de trens
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Estação Asa Sul
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Equipes de manutenção atuam para identificar as causas da falha e restabelecer o sistema
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Os passageiros se depararam com as estações fechadas. Usuários que estavam na Estação Águas Claras relataram que tiveram de enfrentar filas para a devolução do dinheiro pago nos bilhetes.
Colaborou Maitê Doreto.