
O Ministério Público Federal (MPF) concluiu o inquérito que apurava se o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), importunou uma baleia jubarte durante passeio de jet ski em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em junho de 2023. A investigação foi arquivada porque não ficou comprovado a intenção de perturbar o animal.
Na decisão, o MPF entende que, embora tenha desrespeitado o distanciamento mínimo, não houve “demonstração inequívoca da intenção em incomodar, maltratar, enfadar ou causar dano ou prejuízo a alguma espécie de cetáceo”. A defesa afirmou que “o episódio sem repercussão jurídica” foi “explorado pelo ambiente político”.
Jair Bolsonaro foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após o episódio, o Ministério Público Federal em Caraguatatuba também ampliou a fiscalização do turismo de observação de baleias.
Por Jovem Pan

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.