Quebrar um jejum de oito anos sem representantes brasileiros na Fórmula 1 não é motivo de pressão para o paulista Gabriel Bortoleto. Em coletiva de imprensa no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na zona sul da capital paulista, nesta quinta (6/11), ele apontou que a prova que é a 21ª etapa da temporada, é como qualquer outra do ano.
Neste fim de semana, o piloto da Sauber irá correr pela primeira vez em casa, no Grande Prêmio de São Paulo, pela categoria mais alta do automobilismo mundial.
“Encaro como mais uma corrida da temporada. Já fizemos tantas, mas definitivamente estou mais ansioso. Quero pilotar. Quero sentir como é Interlagos e tudo mais, mas não vejo isso como pressão”, disse.
O jovem de 21 anos, que foi campeão das Fórmula 2 e 3 em seus anos de estreia, afirmou “não precisar ter um desempenho melhor ou pior por estar no Brasil”.
“É a mesma coisa. Vou fazer meu trabalho, estou me preparando da mesma forma que me preparo para qualquer outra corrida. Vou me divertir e dar o meu melhor. Estou feliz que minha família estará por perto, além de muitos fãs brasileiros, e isso com certeza me trará muita energia positiva quando estiver na pista”, declarou.
Gabriel Bortoleto, piloto da Fórmula 1 pela Sauber, no media day do GP São Paulo 2025
Sam Pancher/Metrópoles
Gabriel Bortoleto, piloto da Fórmula 1 pela Sauber, no media day do GP São Paulo 2025
Sam Pancher/Metrópoles
Gabriel Bortoleto, piloto da Fórmula 1 pela Sauber, no media day do GP São Paulo 2025
Sam Pancher/Metrópoles
Tempo de adaptação
Bortoleto tem se destacado na Fórmula 1 por se manter na zona de pontuação, mesmo em um carro não tão competitivo como os que costumam estar a frente do pelotão. Os resultados, no entanto, vieram após um tempo de adaptação, “de quatro ou cinco etapas”, como revelou o piloto esta quinta.
“Estávamos com um pouco de dificuldade. E aí eu comecei a encaixar as coisas, a entender um pouco mais o carro, como levá-lo ao limite. Meu desempenho na classificação começou a melhorar. Então, obviamente, a atualização do carro em Barcelona fez uma grande diferença, e a partir daí começamos a lutar por pontos”, disse o piloto.
De Osasco para a categoria mais alta do automobilismo
Natural de Osasco, na Grande São Paulo, Bortoleto começou a carreira no automobilismo ainda na infância, correndo de kart. Rapidamente ele se destacou entre os competidores, até alcançar posição de elite no esporte mundial, sendo um dos 20 pilotos titulares da Fórmula 1.
Ele destaca que foi preciso muito trabalho duro, e o apoio da família, para chegar onde chegou. O reconhecimento, no entanto, não o fez se esquecer de sua cidade natal. “É um lugar de onde me orgulho de ser”, disse.
Sendo referência no esporte, Bortoleto acredita que é possível alcançar objetivos traçados através de esforço e dedicação.
“[É preciso] muito trabalho duro em tudo o que você fizer, não só na Fórmula 1, sabe, porque há tantas coisas boas que você pode se tornar no Brasil. Basta se dedicar muito e com paixão, e você pode alcançar qualquer coisa”, afirmou.
Hulkenberg elogia Bortoleto
Companheiro de equipe de Gabriel, Nico Hulkenberg aproveitou as vésperas do GP São Paulo para elogiar a promessa do automobilismo brasileiro. O alemão disse acreditar que a boa convivência entre os dois tem impacto direto no ambiente da equipe. Nos bastidores dos preparativos para o GP, o Metrópoles viu de perto a relação amistosa que os pilotos mantêm.
“Nossa relação é muito positiva. Temos um grande respeito um pelo outro e conseguimos manter uma relação profissional sem deixar de nos divertir. Mesmo sendo competitivos, o lado humano é importante. Essa harmonia contribui para um clima melhor dentro do time”, afirmou Hulkenberg.
Bortoleto quebrará jejum de oito anos sem brasileiros em Interlagos na Fórmula 1
Peter Fox/Getty Images
Bortoleto, Alonso e Verstappen
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber.
Carezzevoli/Getty Images
Binotto seré chefe da Audi em 2026, equipe de Bortoleto
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Hadjar é cotado para assumir a Red Bull em 2026
Jayce Illman/Getty Images
Bortoleto é próximo de Max Verstappen.
Clive Rose/Getty Images
Gabriel Bortoleto e a namorada Isabella Bernardini
Jayce Illman / Getty Images
Gabriel Bortoleto, da Sauber
Jayce Illman/Getty Images
Bortoleto é piloto da Kick Sauber
Clive Mason/Getty Images
Gabriel Bortoleto, da Sauber, ficou em 9º
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
O piloto também recordou a própria estreia na F1, em 2010, traçando um paralelo entre a parceria atual e o relacionamento que teve com Rubens Barrichello. Segundo ele, Bortoleto o lembra daquela fase em que era o novato ao lado de um nome experiente no grid.
“O ‘Gabi’ é um dos estreantes mais talentosos que já vi em muitos anos. Ele aprende rápido, é extremamente veloz. Se continuar nesse ritmo, terá uma carreira brilhante pela frente”, elogiou.

