A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou esta semana uma nova operação de combate ao furto de água no Sertão pernambucano. As ações estão ocorrendo desta vez no município de Cabrobó, tendo como alvo a Adutora do Sertão, que abastece diversos municípios, inclusive Salgueiro.
No primeiro dia da operação as equipes encontraram 18 ligações clandestinas e prenderam uma pessoa com o apoio da polícia. Foi possível recuperar quase 10 litros por segundo de água, volume suficiente para abastecer cerca de 5 mil pessoas ou encher uma caixa de água de mil litros em menos de dois minutos. A expectativa é que a ação seja concluída neste sábado, 11.
Com apoio das polícias Civil e Militar, as equipes técnicas da Compesa percorreram aproximadamente 2 km de adutora na última terça-feira, 7. Ao longo do percurso, localizaram diversas ligações ilegais, que desviavam água destinada ao abastecimento da população.
A ação faz parte de medidas que vêm sendo executadas em todo Pernambuco pela Compesa, com objetivo de combater o furto de água, melhorando o abastecimento das cidades. A estatal reforça que furtar água é crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Por Chico Gomes