A direção do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, pediu ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a confecção e a instalação de placas com as indicações “proibido parar e estacionar”, além de 10 blocos de concreto do tipo New Jersey (foto em destaque), de acordo com documento obtido pelo Metrópoles.
A Papudinha seria o local escolhido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação sobre a trama golpista, para mandar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão, segundo a coluna de Igor Gadelha. O batalhão fica no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF).
Documento obtido pela reportagem mostra que a chefia da Papudinha também comunicou estacionamento irregular de veículos nas margens da DF-465, que dá acesso à Papuda. Segundo o batalhão, a parada irregular de carros tem “ocasionado obstruções no fluxo de viaturas e automóveis oficiais”.
A reportagem apurou que o DER-DF recebeu o ofício do 19º BPM e deu encaminhamento interno para análise e manifestação sobre os pedidos, na terça-feira (11/11).
Reforma
A Papudinha passa por reforma atualmente. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), as obras são realizadas nos alojamentos destinados aos servidores que estão em serviço.
O espaço destinado aos presos (que, geralmente, são policiais militares) passou por reforma em 2020. A cela tem TV, beliches e frigobar. Veja:
O Metrópoles apurou que a PMDF recebeu, em junho de 2025, uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para a reforma dos alojamentos dos policiais.
O valor foi destinado pelo deputado distrital Hermeto (MDB), que relatou a CPI do 8 de Janeiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Fotos da obra:
Reforma no 19º Batalhão da PMDF, conhecido como Papudinha. Local pode abrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro
Reprodução
Reforma é feita no alojamento destinado aos policiais em serviço
Reprodução
A reforma na Papudinha conta com emenda de R$ 500 mil do deputado distrital Hermeto (MDB)
Reprodução

