PUBLICIDADE

Pernambuco tem duas cidades entre as mais violentas do Brasil, diz Fórum Brasileiro de Segurança

Duas cidades pernambucanas estão entre os seis municípios com mais mortes violentas intencionais (MVI) registradas em 2024. Os dados são do Anuário de Segurança Pública 2025, divulgados na manhã desta quinta (24).

Segundo o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, ocupam, respectivamente, a 5ª e a 6ª posição nacional no índice MVI.

No ranking das 10 mais violentas do país, cinco estão na Bahia e três no Ceará.

O levantamento mostra que o Cabo de Santo Agostinho teve aumento de 16,1% no número de vítimas de mortes violentas.

O número chegou a 159 mortos em 2024. Com taxa de 73,3 mortes por 100 mil habitantes, a cidade sofre com a atuação de facções atuantes no narcotráfico e é disputada há anos pelo Comando Litoral5.

Em sexto lugar, também na Grande Recife, está o município de São Lourenço da Mata, conforme o anuário.

O número de mortes violentas intencionais cresceu 24,6% no último ano, chegando a 86 vítimas. A cidade tem figurado em reportagens de imprensa como local de disputas pelo controle do tráfico de drogas, segundo o anuário.

O Diario procurou as prefeituras das duas cidades para repercutir os números.

Até a última atualização desta matéria, a prefeitura do Cabo não tinha respondido. São Lourenço da Mata disse que “não se pronunciaria”.

As duas cidades foram alvo de polêmica, este ano, por causa de cobranças de medidas para melhorar a segurança pública.

No Cabo, o prefeito Lula Cabral solicitou oficialmente ao governo que convocasse a Força Nacional de Segurança.

No fim de junho, ele se reuniu com a governadora Raquel Lyra e declarou: “Nossa gente virou refém da falta de policiamento e políticas públicas”.

Ele citou o aumento de 21,4% no total de homicídios no mês de maio no Cabo, em relação ao mesmo mês de 2024, que passou de 14 para 17.

Após a reunião, a governadora afirmou que não acataria pedido do prefeito. Segundo ela, “as polícias de Pernambuco estão capacitadas para fazer esse enfrentamento” e afirmou que os “números da violência estão sendo reduzidos a cada mês”.

Foto: Rafael Vieira/DP Foto

Por Diário de Pernambuco

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE